SOBRE O POST DE 5/5/08

Comentário de Celso Luiz Borges de Oliveira
Gostaria de fazer alguns registros após ter lido o comentário do Celso Luiz, de quem, achei, havia recebido, as informações contidas no post de 5/5/08 (abaixo).
Inicialmente alguns esclarecimentos:
- recebi a referida mensagem em um grupo do qual faço parte;
- a mensagem foi veiculada por Augustus Cesar;
- o Augustus não é a mesma pessoa que o Celso Luiz, que, por sua vez, não é o autor da mensagem.
Pelo comentário, percebemos que a mensagem é de autoria anônima e que muito dissabor já causou ao Celso Luiz, o que lamentamos.
Site “quatrocantos”
O site “quatrocantos.com”, que trata, entre outras coisas, de “arquitetura online; pedras preciosas; campo formoso, capital brasileira da esmeralda; lendas e folclore da internet: as pulhas virtuais” etc., fala de outro “não-autor” da mesma mensagem “Silvio Malta Rangel Drummond”. Diz, inclusive, que existem, até, outras versões da mesma mensagem, além de tecer uma série de outras considerações relevantes
Site “pralmeida”
No site “pralmeida.org” (“textos relativos aos problemas brasileiros de desenvolvimento, à sua história econômica, à diplomacia brasileira e às relações internacionais, bem como aos processos de integração”...), percebemos que referida mensagem circula desde jun./2003, e vem passando de e-mail em e-mail, permanecendo incógnito o autor do post. Também neste site podemos acessar material a respeito do assunto, apesar de alguns links não estarem funcionando.
Verdades
Bom, em que pese a indeterminação da autoria, temos que admitir que há realmente um problema no Estado de Roraima. E que esse problema se refere a terra e sua posse.
Sem emitir minha opinião pessoal, o que fica claro é que existem pessoas públicas muito preocupadas com a questão e que, independentemente das possíveis inverdades, fatos sérios estão ocorrendo.
De que lado estão os bandidos e de qual estão os moçinhos, além do esperado bom-senso por parte dos nossos homens públicos, só podemos contar com a verdade revelada com o passar do tempo.
“Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas” - DUDPI
Texto na íntegra, clique abaixo:
http://www.cimi.org.br/pub/publicacoes/1191526307_Encarte299.pdf
A declaração foi aprovada pela ONU, em 13/9/07, subscrita integralmente pelo Brasil.
Ressalto a necessária correlação entre a DUDPI e a homologação de 1,7 milhões de hectares de terras do Estado de Roraima como Terra Indígena (TI), na reserva Raposa Serra do Sol, onde vivem 16 mil índios (média de 1 habitante por Km2).
Destaques da DUDPI:
- "Os indígenas têm direito à autodeterminação, de acordo com a lei internacional".
- "As nações devem respeitar as formas políticas, sociais e jurídicas de cada povo indígena".
- "Os indígenas terão livres estruturas políticas, econômicas e sociais, especialmente seus direitos a terras, territórios e recursos".
- "O Estado deve reconhecer a necessidade de desmilitarização das terras e territórios dos povos indígenas".
Fonte: http://www.observatoriosocial.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário